sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Central Park Zoo and the Met

Quinta-feira foi dia de me aventurar sozinha em Nova York. Acordei bem cedo e peguei o trem em Port Jefferson às 7h35. O bom era que esse trem era direto e não precisaria baldear. Isso foi fácil!

Cheguei na Penn Statio às 9h25 e tinha pela frente mais uma aventura: pegar o metrô. O que também não foi tão difícil pois era uma linha só, apenas algumas estações. O problema era achar pra que lado que eu tinha que ir... Enfim, me achei. Mas acho que saí no lugar errado. Saí um pouco mais longe do que eu tinha planejado, mas sem problemas. Cheguei ao meu destino às 10h: Central Park Zoo.


Fiquei meio decepcionada com o lugar... o zoológico é bem pequeno e, por causa da neve, alguns lugares estavam interditados. Acabei vendo pouca coisa... não que eu tenha me arrependido, mas não voltaria mais lá... nem recomendaria o passeio para alguém... Eu também devo ter ido na época errada... muito frio... os bichinhos também sentem frio, né?

Mas algumas coisas fora bem legais! O tanque dos pinguins é uma graça! Eles são uma gracinha! Até comprei um piguinzinho de pelúcia na Zootique, a lojinha do Zoo.




O que era bem legal também era a Tropic Zone. É um lugar fechado que simula o clima tropical. É um calor danado lá dentro! Muitos animais ficam soltos nessa área, principalmente os pássaros. O que dá medo é vc levar uma "carimbada" na cabeça... hahahaha! Esses são alguns dos animais que eu vi por lá...



Esse lagarto é azul... mas não saiu na foto...


Esse é pro meu pai, que acha bonito!


Que nojo!!!

Todos de costas... eles não gostam de tirar foto.


Como o mais interessante do zoo estava interditado (os leões marinhos e os ursos polares) saí do Zoo ao meio dia e fui para o Met, o Museu Metropolitano de Nova York. Fica "ao lado" do Zoo, mas é uma boa caminhada até lá. É impressionante o quanto o Central Park é grande!!!!

E por falar em coisas grandes... O Met é incrívelmente grande!!!!! É inacreditável um museu daquele tamanho!!! São "apenas" dois adares... mas dois andares que abrangem tudo!!!!!!! Tudo o que vc puderem imaginar!!! De fragmentos de vasos gregos de 2000 anos antes de Cristo até uma templo inteiro vindo do Egito. Isso mesmo, uma construção inteira!!!!!

Assim como no Museu de História Natura, vc paga o quanto quiser para entrar. Eles sugeram 20 dolares, mas cada um paga o valor que quiser. Eu dei 2 dolares!!! Hahahahaha! Só porque fiquei com vergonha de dar 1... hahahaha!



O museu é dividido em alas e as las em inúmeras galerias!!! A parte que eu mais gastei tempo foi na da arte egípcia!!! É impressionante o que eles tem aqui!!

Isso é uma parede... INTEIRA!!

Uma coisa muito interessante que descobri, é que vários sarcófagos tem esses "olhinhos" pintados na lateral. o falecido era colocado de modo que a cabeça ficasse nessa direção, assim ele poderia ficar alerta quando retornasse a vida!

Essa é uma foto da primeira vista de um túmulo descoberto.

E isso era uma das coisas que vc pode ver na foto acima! Ela está no canto superior direito!

Dá pra ver que as galerias são pequenas, né?

Sarcófago de mais de 3000 anos!

 Agora vem a coisa mais sensacional que tem no museu! É essa parte de vidro (que não é a única) gigante, que comporta em "pequeno" templo egípcio!!!! Um templo inteiro, que foi trazido para Nova York sei lá de que jeito... mas está lá!



Em volta da construção eles fizeram um espelho d'agua pra representar o Nilo, que verdadeiramente rodeava o templo.


Essa é a foto do lugar original!

Depois de estar mais de 4 horas só no primeiro andar, eu já estava exausta... mas eu tinha que aproveitar mais um pouco. Eu ainda tinha mais 1 hora até o museu fechar.

Essa é a entrada principal do museu. Nesse balcão ficam várias pessoas para dar informações aos turistas. O impressionante é que na frente de cada um tem uma plaquinha indicando em quais linguas vc pode falar com aquele atendente!

A outra parte envidraçada
 Aqui são algumas réplicas de cômodos de típicas casas francês do século XVIII (eu acho).




Eles também tem um acervo enorme de objetos religiosos. Incluindo esse portão de uma igreja espanhola do século XVII... sim... eles trouxeram o portão!


Armaduras japonêsas na ala de armas e armaduras!

O museu ainda consta com um fantástico acervo de pinturas e esculturas de artistas "famosos".

Picasso

Renoir

Van Gogh

Van Gogh

Eles também tem uma ala só de instrumentos musicais. Muito interessantes. Pena que a bateria da câmera estava acabando e eu só consegui tirar algumas fotos dessa área.

Cravo e virginal
modesto cravo

órgão de tubos


Saí do museu às 17h15. E agora eu tinha que ir de novo para a Penn Station. Olhei no mapa do metrô e vi que a tarefa não ia ser fácil. Mas lembrei de uma detalhe: quando estava indo para o museu vi um ônibus passando escrito "Penn Station". Mais uma aventura! Tomar ônibus em Nova York. E foi fácil! Era o ponto final! E o ponto ainda era em frente a uma das lojas que eu estava louca para conhecer, chamada Jack's World. Uma loja de 99 centavos! Claro que eu aproveitei para dar uma passadinha lá... tem de tudo!!! Comida, roupa, brinquedos, tudo... e a maioria das coisas custam 99 centavos!!

Saí da loja às 19h e fui para a estação de trem para ver qual seria o próximo para Port Jefferson. Era 19h22! Ótimo! Comprei o bilhete e embarquei! Cheguei umas 21h20, junto com o Rafa. Eu vi quando ele desceu do ônibus que vinha da universidade. Se tivessemos combinado não ia ter dado certo.

Esse foi o passeio do dia! 10 horas andando sem parar!!! Mas foi muito bom!!! Ainda preciso voltar lá para ver a Estátua da Liberdade e onde era o World Trade Center. Acho que vou no domingo. O Rafa vai ter que ir pra lá pra tocar em uma prova que o Piero vai fazer para um festival. Acho que vou aproveitar!

Ah... uma coisinha... não reparem se eu escrever alguma coisa errada, seja de gramática ou de digitação... é que como não tenho muito tempo pra ficar revisando, eu apenas escrevo e publico. Ok?



Nenhum comentário:

Postar um comentário